quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Regra de etiqueta para casamento

"Viver em sociedade não é uma tarefa muito fácil, principalmente quando exigem de nós comportamentos diferentes dos quais estamos habituados, por isso as regras de etiqueta são sempre bem vindas em qualquer ambiente. As regras de etiqueta são um conjunto de regras que tem por finalidade nos ajudar a nos relacionarmos bem com outras pessoas nos mais variados locais.

1º  quanto aos convites de casamento, diz respeito aos noivos, que devem enviar o convite com pelos menos trinta dias de antecedência do casamento, assim evitará que os convidados assumam outros compromissos para este dia, alegando terem sido convidados em cima da hora. Nunca coloque no convite que os noivos receberão os cumprimentos ainda na igreja, pois é totalmente deselegante, caso não queira convidar a todos os presentes, faça convites separados informando o local da recepção e inclua no convite de casamento.
Para os convidados é importante entender o que diz o convite, quando vier escrito SR (nome da pessoa) e família, subentende-se que todos que morem na mesma casa, estão convidados para o casamento.
Quando vier escrito SR E SRª (o nome de cada um) o convite é restrito somente ao casal, não incluindo demais familiares.
Caso no convite esteja escrito somente o nome de uma pessoa, somente este, cujo nome está citado no convite, estará convidado para a cerimônia.
Quando o convite de casamento vier com algum outro convitinho separado para recepção que solicite a confirmação dos convidados, é importante confirmar ou não sua presença na recepção, lembre-se que os noivos dependem dessa confirmação para que possam muitas vezes passar o número exato de convidados ao Buffet, caso não confirme e resolva aparecer de última hora na festa, saiba que poderá causar grandes transtornos aos noivos e aos organizadores da festa.

PRESENTES DOS NOIVOS. ara evitar o ganho de presentes repetidos os noivos podem e devem fazer uma lista de presentes de casamento, facilmente encontrada em muitas lojas, porém não coloque nenhum cartão da loja no convite, presentear os noivos fica a critério dos convidados que devem perguntar se há uma lista. Se os noivos usarem a lista, ótimo, você estará presenteando com algo que ainda não ganharam e que o casal deseja ter, para os que não optarem pela lista, os convidados devem usar o bom senso, preferindo presentes úteis, não se esqueça de escrever um cartão com felicitações ao casal. Os presentes devem ser entregues com antecedência na casa da noiva, evite entregar o presente na igreja ou durante a recepção, caso não seja possível, deixe o presente no carro e no final da festa entregue aos pais da noiva.
Após voltar da lua de mel ou após a cerimônia, é de bom tom o casal enviar agradecimentos, por escrito, agradecendo a presença e o presente recebido.
  3°REGRAS QUANTO AOS TRAJES. A vestimenta dos convidados deve estar de acordo com o horário e estilo do casamento, não há necessidade de se usar vestido longo, porém o traje deve ser compatível ao horário da cerimônia, evite a cor branca, lembre-se que esta cor é exclusiva da noiva, mesmo que o casamento seja mais informal jamais vá a uma cerimônia de casamento trajando jeans e camiseta, é totalmente deselegante para a ocasião e ainda demonstra falta de consideração pelos noivos.

  
4º. REGRAS QUANTO A HORÁRIOSÉ: importante respeitar o horário e comparecer a cerimônia religiosa, jamais vá direto para festa, pode causar a impressão de que você foi somente para comer, porém não seja o último a chegar à recepção, ao se despedir agradeça pelo convite, pode-se ressaltar algo bom da festa, caso não haja nada a falar, use o bom senso e não diga nada que ofenda aos anfitriões.

QUANTO A COMPORTAMENTO. :Ao chegar à igreja lembre-se da disposição dos lados, sendo o lado esquerdo reservado aos convidados e padrinhos da noiva e o direito para convidados e padrinhos do noivo e é de bom grado não errar nessa regra.
A madrinha da noiva é quem deve ajudá-la com véu e vestido, caso precise.
Caso a noiva ainda esteja com anel de noivado, este deve ser usado na mão direita, sendo retirado somente pelo noivo na hora de colocar a aliança de casamento.
A noiva pode usar luvas, porém deve retirá-las ao chegar ao altar e anéis sobre a luva nem pensar!
Jamais exagere nas bebidas.
Caso haja muitos talheres sobre a mesa, eles estarão dispostos de acordo com a ordem que os pratos serão servidos, por isso inicie de fora para dentro.
É deselegante pedir mais que uma lembrancinha oferecida pela noiva, pois geralmente são contados, também não leve para casa os arranjos da mesa, a menos que estes sejam as lembrancinhas do casamento. Pedir bolo e docinhos para levar para casa, nem pensar!
É costume o noivo “vender” pedaços de sua gravata para ajudar o casal na lua de mel, portanto vá preparado.
Jamais insista por ser fotografado e quando o fotógrafo aparecer, aja naturalmente, mesmo sendo amigos íntimos do casal, não fique os “alugando”, pois nesse dia precisam dar atenção aos demais convidados.
Caso não haja cinzeiros sobre a mesa, é conveniente não fumar, se não puder evitar, faça-o na área reservada a fumantes, ou pátio externo do salão,ou melhor não fume...!!"

FONTE_MULHER F<S
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o 1º a comentar!