segunda-feira, 5 de setembro de 2011

A Primavera chegou: re-invente a vida familiar...

A Primavera é, de certa forma, um re – nascer e por isso, uma óptima oportunidade para experimentar novas actividades em família. Os dias estão maiores, o calor começa a fazer sentir-se, os pássaros chilreiam pela manhã... Mas, na realidade, cada dia que principia é isso mesmo – um re-início! Uma oportunidade para re–inventar a vida em família e a relação pais – filhos.

Deixamos-lhes algumas ideias na Esperança que a partir delas descubra o que poderá resultar consigo...


Um jantar especial

Como são os jantares lá por casa? Como gostaria que fossem? Será possível, uma vez por mês, torná-los num momento especial e diferente? Escolha um dia, o que for mais conveniente. Por exemplo, o 2º sábado de cada mês. Peça sugestões para a ementa – a ideia é que seja especial e do agrado de todos. Pode pedir ajuda para cozinhar, se considerar isso uma boa ideia. Decidam que toalha pôr na mesa, que “pratos especiais” usar... E velas? Será que é uma boa ideia alindar a mesa com a luz das velas ou com flores?

Criar um tempo e um espaço especial para todos os elementos da família pode facilitar a comunicação. E, de certeza, que as memórias que ficarão desses encontros poderão ser muito agradáveis.


Uma hora de deitar diferente

Nem sempre é fácil o momento de os pôr na cama. Como gostaria que fosse? Como quereria sentir-se? Será que, de vez em quando, lá por casa, poderá acontecer “uma hora de deitar diferente”? Já experimentou deitar-se descontraidamente na cama com o seu filho? Saboreou o momento? E o que me diz de lhe ler uma história, ambos deitados na cama? Os dois a segurarem o livro e a olharem para a mesma página? Ou então, já na cama, ouvirem uma música relaxante enquanto fazem miminhos um aos outro – beijinhos e abraços... São tão bons e sabem tão bem... Libertam occitocina, dão uma sensação de bem estar e... De certeza que promovem “sonhos cor de rosa”!

Pense em si e no que mais se adequa à sua realidade!


Para mais tarde recordar...

A maioria das crianças adora ver fotografias de quando era mais pequena. E se de vez em quando, os álbuns saíssem do armário ou algumas das fotografias do computador fossem impressas e “espalhadas” pela casa?

Como é na sua família? Com que regularidade “actualizam” as fotografias expostas? São importantes para si? Revisitar o passado, aviva a memória e é sempre uma oportunidade de falar de boas experiências e de bons momentos...


Deixe-os escolher... Pelo menos uma vez!

Acha que consegue sair à rua com uma princesa ou com um cowboy em pleno mês de Abril (completamente fora da época do Carnaval)? Ou então deixá-lo escolher a roupa num determinado dia? (mesmo que daí resultem as combinações mais estranhas como uma pulseira no joelho ou uma saia de ballet por cima de uma saia?)

A hora de vestir é muitas vezes um momento de tensão porque pais e filhos têm opiniões distintas... Acha que estipular dias em que as crianças possam livremente escolher o que lhes apetece vestir, poderá ser uma solução? Como funcionaria consigo? É muito importante que respeite a selecção dos seus filhos e que se abstenha de qualquer comentário mais negativo. Acha que será capaz de elogiar o facto de ele ter sido capaz de escolher, de se vestir, de ter uma opinião e um gosto próprio?...


Tenha tempo para si

Já pensou nisto? É um aspecto que valoriza? Quanto tempo gostaria de ter, por semana? Ou será mais razoável pensar, por mês? Como seria possível transformar esse desejo numa realidade? Contratando uma baby sitter? Pedindo a um amigo que tome conta dos seus filhos por uns momentos? Indo buscá-los à escola um bocadinho mais tarde?

Um pai e uma mãe feliz farão, de certeza, um filho mais feliz! Pense em si, eles agradecerão.


É hora de jogar!

Os jogos de tabuleiro e de cartas são um “desporto” fantástico para todos os momentos – no inverno, no quentinho do lar; na primavera e no verão, no jardim ou na praia. Já experimentou? Um jogo de Uno, do “peixinho”, de monopólio, de micado, de scrable, pictionary ou outro qualquer que exista lá por casa?... Podem constituir uma oportunidade de conviver, de “experimentar” regras, de saborear o espírito de equipa... O prazer proporcionado pelos momentos de lazer em família pode ser delicioso...

Recorde o que foi bom...

Chegar ao fim do dia e olhar para o que foi bom e correu bem provoca uma sensação de conquista e de bem estar maravilhosa. Quase arriscaria – aumenta a auto-estima! Consegue imaginar-se a perguntar aos seus filhos, ao final do dia, quais foram os três melhores acontecimentos / sensações do dia? E a valorizá-los? E se a partilha começasse por si? Pode também ser um momento de dar graças por tudo aquilo de bom que lhe aconteceu... Ter recebido muitos beijinhos dos filhos, um colega tê-lo ajudado, o padeiro ter feito um pão delicioso, o sol ter brilhado no céu... Experimente e...

Uma óptima Primavera!



Pela Equipa da Family Coaching

www.familycoaching.pt
Parceiro Guia da Família

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja o 1º a comentar!